sexta-feira, 4 de abril de 2008

A emoção e o futebol

Peguei esse texto da assessoria de imprensa do Palmeiras, relata a emoção de 2 torcedores em Caruaru, comovente...

O amor e o fanatismo de Marcos Gervásio Menezes, 21 anos, e Wilson Soares, 19, pelo Palmeiras comprova que o futebol é capaz de romper fronteiras e de transcender uma paixão que foge de qualquer lógica.

Tanto Marcos quanto Wilson não enxergam. Quando era criança, Marcos enxergava razoalvelmente, mas devido um distúrbio congênito, atualmente só detecta sombras.

"A gente não enxerga com os olhos, mas com o coração", afirma, dentro do hotel em que o Palmeiras esteve hospedado, em Caruaru.

"As pessoam zoam a gente e falam que somos errados em torcer para um time de fora da cidade. Mas eu sempre me identifiquei com o Palmeiras e gostava da cor verde", diz Marcos, citando Marcos, Evair, César Sampaio, Paulo Nunes e Oséas como seus principais ídolos.

Se Marcos ainda vê 'vultos', Wilson jamais enxergou. Nasceu cego. Não sabe como é o distitivo do Palmeiras. Mas respira os 2.800 km de distância que separam Caruaru de São Paulo o amor por seu clube.

"Nunca tive condições de deixar Caruaru e ir até Recife ver o Palmeiras jogar. E sempre comentava que, um dia, o meu time querido viria até Caruaru. Não sabia que eu iria concretizar esse sonho tão cedo, afinal, tenho apenas 19 anos."

Conversar com Wilson faz qualquer um chorar. Ele perdeu os pais cedo e não teve ajuda para ter uma infância adequada. Cresceu com o apoio dos amigos, entre eles, Suzana, que acompanhou os dois até o hotel em Caruaru.

Depois de conhecer a história dos dois torcedores através de reportagens locais, Marcos e Wilson foram até o hotel à convite da assessoria de imprensa do Palmeiras. Chegaram por volta das 18h e esperaram pelo jantar. Se o sonho dos dois era ver o Palmeiras jogar, melhor ainda ficou quando conheceram o goleiro Marcos.

"Meu Deus, isso não está existindo. Você é o Palmeiras, você é uma unanimidade", disparava Wilson, deixando o pentacampeão emocionado.

Como se estivesse vivendo um conto de fadas, Wilson tocava nos braços e no rosto do goleiro Marcos como se aquilo fosse o maior acontecimento da sua vida. E era. "Você tem barba!", exclamou o torcedor, arrancando o sorriso do sempre bem-humorado ídolo de todas as torcidas.

O seu xará, o torcedor Marcos, afirmou que por um momento esqueceu que estava no mundo real. "Isso é um sonho. Nós conhecíamos o Marcos pelas declarações dele nas entrevistas. A voz dele é idêntica a da TV", afirma.

As horas passaram. Certamente Marcos e Wilson não viram com os olhos os cinco gols do Verdão sobre o Central. Mas 'assistiram' com o coração o Palmeiras no estádio Luiz Lacerda, fazendo a noite no Agreste pernambucano mais rica e orgulhosa.

Um comentário:

Gláucia disse...

Pow q emocionante essa história Drii, comovente mesmo...
os caras mal enxergam com os "olhos da cara", mas presam mto pela experiência sensível, pelo coração! mto bunito isso ;s
Rapaz, Sep era bom mesmo, ao ler os jogadores q vc citou aê...me deu até uma nostalgia...diferente dos últimos tempos né...Mas acho q agora o Sep engrena, alguma coisa vc's levam esse ano, quem sabe o Paulista né?!
Boa sorte...a todos q o disputam!
:p
fuiz